segunda-feira, 1 de abril de 2013

   O atestado


 Olha, posso dizer que nunca fui um dos mais honestos, mas também não fui uns dos mais canalhas. Sempre contei algumas mentirinhas para me livrar de alguns problemas.Do Trabalho, principalmente. Não me considero um preguiçoso , nem um super ativo .Nem tão ágil , nem tão lento.
 Antes de tudo, gostaria de me apresentar, prazer, Batista. A única coisa que eu peço a vocês, é que não me julguem . Nem sempre levo vantagens com mentiras. Lembro-me como se fosse hoje, do dia em que quase perco os meus pulmões.

- Bom dia!
- Bom dia, doutor, preciso  de um atestado médico...
- Só isso? 
-Sim , só.
-Uma pena ...
-Por quê?
-Porque é contra a ética da nossa clínica , sabe . Apenas entregar um atestado ao paciente , sem que este passe por alguns procedimentos.
-Exames?
-Sim , exames.
-Bem , eu na verdade...
-Olha , rapaz . Você acha que o que está acontecendo aqui é novo para mim?Eu vejo isso quase todos os dias.Se acha que só porque esta clínica é a mais barata da região , você pode fazer o que quiser...está um tanto enganado . Sei muito bem o porquê dessa visita em plena tarde , no horário de trabalho . É mais uns daqueles funcionários que fazem o possível para se livrarem das obrigações do trabalho.Quando sair daqui , você vai entrar no primeiro bar que ver pela frente , e tomar uma boa gelada.  E...
- Está bem , está bem . Não é nada disso que você está dizendo . Na verdade  eu ... eu... tenho por alguns problemas sabe . Umas fortes dores de cabeça . 
- Hum...hum...
-Hum...o quê?
- Péssimo sinal?
-Péssimo sinal ?
-Sim , péssimo sinal.
-Como assim ,é apenas passar algum analgésico e aconselhar que eu repouse por um período de 24... não é? O que acha?
-Antes fosse , rapaz . Antes fosse . Preciso fazer alguns exames.
- Exames ? Ah , não!
-Ah , sim . Bem , onde a dor se localiza?
-Bem , é um pouco em cima dos olhos...
-Hum... problemas oculares... , sabia.
-Não ,na verdade ...agora a dor está abaixo dos olhos ... e...na...bochecha?
-Sabia !!!Sinusite.
- Ah, não, não , não... Bem, preciso mesmo é só de um atestado, o senhor me dá.Olha , já que o senhor conhece mesmo o meu tipo , façamos assim .Solte o atestado  , e eu falta um dia de trabalho tranquilo.  Só isso.
- Atestado? O se você tiver uma doença maligna?Seria uma falta de ética da minha parte  deixar um paciente sair daqui sem ser examinado.
-Mas eu só estou uma simples...
-Ora essa!! Não me venha com essa história de dor de cabeça , porque eu sei muito bem que você está tentando me ludibriar .Consigo identificar muito bem quando um paciente está com uma grave doença.
-Espere , doença?Grave?
- Sim ,senhor .E seu caso ...hum-hum.
-Hum...hum-hum? Mas eu...-
-Diga: "Três patinhos batendo papo perto do parque".
- Mas eu...
- Repita!
- Três patinhos batendo...?
- Papo perto do parque. 
- Doutor, sempre faço isso, sabe, eu só quero faltar um dia de trabalho. Quero simular uma doencinha e descansar em casa...descansar...A minha rotina é sempre muito corrida ,por isso que eu...
- Péssimas notícias!
- Quais?
- Seus pulmões.
- O que tem eles?
- Sabia, só pela sua cara eu já dava pra identificar.
- O quê?
- Tuberculose.
- Tuberculose?
- Sim. Estranho, só nesse mês foram 8 casos.Muito estranho , muito.
- O doutor está dizendo que eu estou com tuberculose?
- Isso.
- Como assim?Eu estou me sentindo muito bem.
- Escuta meu caro, eu fiz o juramento de hipócrates. Você acha que depois de eu ter estendido a minha mãozinha para dizer : "Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento..."
- Eu sei...
- Não, agora espere , deixe-me continuar que essa parte é muito bonita: "...nunca causar dano ou mal a alguém". Enfim, eu fui o orador da turma, você acha que eu estou mentindo? Já sei , é uma pegadinha! É o que está pensando agora,não é?Uma  pegadinha?Pois muito bem ,meu caro , tenho novidades . NÃO TEM CÂMERA, AQUI.VOCÊ NÃO ESTÁ NA TV!
-Qual o seu problema ,hem?
-Como assim "meu problema"?Pelo que eu saiba ,quem tem problema aqui é você .Aliás temos que tratar disso .
-Não ,"nós" não temos que tratar de nada . Pensando bem ,diga logo qual é o tratamento para a minha "tuberculose".
- Ah, não! Não precisa de tratamento.
- Como?
- Temos que apenas que tirar.
- Tirar o quê?
- Tirar, arrancar, remover... uma outra palavra?
- Como assim? Deixa eu ver se entendi. Você...
- Doutor, por favor.Fico mais importante quando me chamam por "Doutor".
- Que seja! O doutor, quer tirar meus PULMÕES?
- Isso!
- ESTÁ LOUCO?
- Não grita comigo. É que tenho ouvidos sensíveis.
- E eu não tô nem ai.
- Tudo bem, eu entendo. Todos reagem assim. Ficam: "Ai, ai, ai, meus pulmões etc, etc..."
- Só pode estar louco. Louco mesmo! Tem certeza que é médico?
- Claro, veja meu diploma na parede.
- Desculpe, mas vou em outro médico.
- Não dá tempo!
- Como assim?
- Tem apenas algumas horas de vida.
- Eu vou morrer?
- É... pois é, todos nós. Alguns mais cedo, outros mais tarde...
- E quando essa cirurgia será feita?
- Daqui há três horas, no máximo.
- Mas não se preocupe. Faremos um transplante e logo logo terá um novinho. Enfermeiras, levem este rapaz para a sala de cirurgia, porque hoje temos carne nova.
- NÃO!
-Aliás ,você  tem plano de saúde?
- Não , eu não tenho...eu estou ...assustado!
- Que pena ,sairá um dinheirão do seu bolso.Mas tudo tem um preço , principalmente a saúde .E quanto ao nervosismo , é normal.Todos que passam por aqui ficam nesses nervos.

                **

   Foram os piores minutos da minha vida. Em pouco tempo rezei umas oito vezes (apesar de nunca ter sido muito religioso), e pedi até perdão pelos meus pecados.
- Perdão, senhor, sei que nunca fui um bom menino, mas as situações...
- Opa, por falta de cirurgiões, eu mesmo vou fazer a remoção, tá certo? Ah, deseja uma anestesia?
- Perdão por ter matado a minha santa mãezinha umas sete vezes, por mentir para o meu chefe quase todos os dias... Sei que foi castigo, eu sei que foi.
- Não sei onde estão minha luvas!
- Perdão por enganar os cobradores de ônibus, apresentando carteirinhas falsas , fingir várias vezes ter perdido o dinheiro da passagem...
- Achei! Tudo bem , vai começar a brincadeira , meu rapaz.

  Quando tudo parecia perdido, no momento em que eu pensei que daria adeus à Terra, eis que uma luz invade a sala de cirurgia.

- Doutor William?
- Sim, sou.
- O senhor está preso!

   O médico era na verdade, era um verdadeiro Charlatão. Enganou vários pacientes com suas mentiras, fazendo-os assinarem documentes horríveis. Enfim, o lado bom da história é que permaneço com meus pulmões, agora o lado ruim, é que fui trabalhar no dia seguinte morto de cansaço. Se eu aprendi a lição? Bem, ando com umas dores nas costas...

             By :Ana Cláudia Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário